Redes

Rede de Mulheres Negras do Piauí

O III Encontro Estadual de Mulheres Negras do Piauí, realizado durante o Julho das Pretas 2021, teve como objetivo principal a consolidação do antigo sonho de criação da Rede de Mulheres Negras do Piauí, como um espaço de constante construção coletiva de agendas em pró do fortalecimento de todas as mulheres negras piauienses.

A Rede, a partir deste encontro, ampliou sua composição com a participação de diversas mulheres que atuam em frentes de lutas em áreas rurais e urbanas, em quilombos, nos movimentos estudantis e sindicalistas, na educação básica e superior, e em todos os espaços de luta ocupados por mulheres negras do estado do Piauí.

Somos um espaço de articulação política com autonomia, atuante em todo o estado, provocando principalmente a organizações, grupos e coletivos de mulheres negras do Piauí para o enfrentamento a todas as formas de violação dos direitos das mulheres.

Somos um coletivo independente, que agrega mulheres negras organizadas ou individuais, com a perspectiva de fortalecer as lutas por direitos, e agregar no reconhecimento de nossa história e contribuição política, social e econômica para o desenvolvimento do Piauí e do Brasil.

Somos um espaço de trocas de experiências, vivencias e sabedorias, para a construção do Bem Viver para população piauiense.

O Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás é cofundador da Rede de Mulheres Negras do Piauí.

Encontro Estadual de Mulheres Negras do Piauí

Rede de Mulheres Negras do Nordeste

A Rede de Mulheres Negras da Região Nordeste é uma rede de organizações de mulheres negras, espalhada pelos 9 estados da região, organizada desde 2013 pelo enfretamento ao racismo e o sexismo, e pelo fortalecimento das organizações de mulheres negras do Nordeste. Brincamos que a nossa região é o “continente das mulheres negras”, pois além de sermos a região populacionalmente e culturalmente mais preta do Brasil, cada estado que compõe o Nordeste possui características identitárias, culturais, sociais, ambientais, que às vezes são comuns, mas tantas outras vezes são tão específicas.

O Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás é cofundador da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e atualmente compõe a coordenação da Rede.

Rede de Mulheres Negras do Nordeste

Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB)

O Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás integra a Articulação de Organizações de Mulheres Negras (AMNB) desde 2016. Fundada em setembro de 2000, a AMNB é uma rede de organizações de mulheres negras, constituída atualmente por 49 organizações distribuídas por todas as Regiões do Brasil. A AMNB tem como missão institucional promover a ação política articulada de grupos e organizações não governamentais de mulheres negras brasileiras, realizando o enfrentamento ao racismo, ao sexismo, à opressão de classe, à lesbofobia e à todaas as formas de discriminação, a fim de contribuir para a transformação das relações de poder existentes no Brasil.

Julho das Pretas 2019