Ayabás participa de Oficina para a COP30

A Ayabás, Eliana Silva, representante do Instituto da Mulher Negra do Piauí, participou nesta semana da ‘’Oficina Vozes dos Biomas Rumo à COP30’’, que acontece em Caruaru, no Pernambuco.

O evento conta com a presença da primeira-dama Janja da Silva e reuniu representantes de organizações da sociedade civil de todo o país para discutir os desafios enfrentados pela população do semiárido em tempos de mudanças climáticas.

Ao falar sobre o tema, Eliana buscou destacar a vivência de mulheres quilombolas e piauienses, as trazendo para o centro do debate e interligando as pautas sociais e ambientais que serão discutidas na COP30.

‘’Como representante do AYABÁS, participamos da abertura, falando das vivências do semiárido, e da Caatinga piauiense. Trouxemos o recorte racial , sobre as mulheres negras, rurais e quilombolas do Piauí que são as que mais sofrem com as questões climáticas do nosso estado, visto que são elas as pessoas de frente que enfrentam a seca que assola o estado e discutimos estratégias para mulheres negras quilombolas dentro desse contexto’’, disse.

A Oficina Vozes dos Biomas é uma iniciativa que faz parte das atividades preparatórias para a Conferência do Clima (COP30), com o objetivo de ouvir e dar voz às comunidades tradicionais, locais e grupos historicamente marginalizados, como mulheres, povos quilombolas, indígenas e rurais, sobre os impactos das mudanças climáticas em seus territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 11 =