PROJETO ENEGRECENDO SABERES: MAIS DE 15O PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DAS OFICINAS

Entre os dias 17 e 18 de Outubro o Instituto da Mulher Negra do Piauí (AYABÁS), realizou oficina de capacitação com professores da rede municipal de educação do município de Teresina/PI. A atividade foi mais das ações desenvolvidas no” Projeto Enegrecendo Saberes para a construção de uma educação antirracista”. O encontro aconteceu no Auditório do Centro de Formação Odilon Nunes e reuniu mais de 150 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). 

Projeto Enegrecendo Sabres com professores da rede municipal de educação de Teresina/PI.

Halda Regina, integrante do Ayabás, fala da importância da  capacitação e cita os impactos no ensino. ‘’No projeto Enegrecendo Saberes, a gente tem um diálogo no sentido de fazer uma provocação  para as professoras, sobre a questão do combate ao racismo na escola, como elas podem lidar com essa situação de racismo entre os próprios alunos e alunas, mas também o que é que essas professoras fazem, o que que elas colocam nos seus conteúdos curriculares”, destacou.

Halda Regina uma das oficineiras do Projeto Enegrecendo Saberes.

A professora enfatiza ainda que o projeto apresenta histórias importantes sobre o movimento negro e contribui na formação social dos alunos e professores. ‘’Se eu só aprendo uma única história, ou se eu aprendo apenas conteúdos que dizem respeito a uma única raça, como é que eu vou ter autoestima? Como eu vou saber a história do meu povo? Como eu vou gostar de mim? Como eu vou aceitar minha cor, minha identidade, minha raça, minha etnia? Então está sendo extremamente positivo trabalhar com essa temática do combate ao racismo no ambiente escolar, através do letramento racial, através da leitura do currículo, através da formação de professores, seja do que mais a gente tem conseguido aprender muito’’, disse.

Equipe do Projeto Enegrecendo Saberes .

O projeto Enegrecendo Saberes já atendeu mais de 500 profissionais da educação no Piauí e tem como foco o fortalecimento da implementação das Leis 10.639 e 11.645 , bem como o combate ao racismo nas escolas. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =