No dia 4 de dezembro o IMNP- Ayabás esteve presente na Assembleia Legislativa do Piauí em audiência pública para discutir formas eficientes de Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. O evento convocado pelo deputado estadual Frazé Silva, contou com outros representantes da sociedade civil para discutir formas efetivas de cumprir as leis debatidas.
A reunião conduzida pelo deputado Evaldo Gomes, reuniu entidades como o Conselho Estadual de Educação, Escola de Quilombo Zumbi dos Palmares, Superintendência de Direitos Humanos, Conselho Estadual da Igualdade Racial, Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro da UESPI e Conselho de Professores da rede municipal de Teresina.
A pauta da audiência foi a cerca da atual situação da educação do Piauí, elucidando os desafios enfrentados pelos docentes. Sabe-se que quanto aos educadores, estes enfrentam diversos problemas estruturais que afetam seus planejamentos escolares. Ademais, foi pontuado também a falta de fiscalização dos órgãos públicos que não garantem que as leis sejam aplicadas de forma eficiente.
Lorena Serqueira, coordenadora do Projeto Maria Elza Soares esteve presente e inteirou “ é imprescindível que aja a discussão de um plano nacional de educação que cumpra a Lei 11.645 e consiga se conectar com as demais políticas publicas de reparação”. O encaminhamento da audiência foi a elaboração de um documento em que todos os municípios participem e também solicitou um retorno da própria ALEPI.