AYABÁS marca presença no Lançamento da II Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025.

Nesta quinta- feira (21), o Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS , participou do lançamento da Marcha  Nacional de Mulheres Negras 2025, representando o estado do Piauí. O dia 21 de Março, marca do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial,foi a data escolhida para realização do evento, que aconteceu de forma híbrida, com mobilizações em 22 capitais brasileiras e também na Argentina.

 O lançamento da Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025 faz parte da programação do “Março de Lutas” , uma agenda coletiva que busca viabilizar a luta contra o racismo e alcançar políticas públicas para a população negra.

Comitê Impulsionador da Marcha 2025, estado do Piauí.

O  instituto Ayabás participou da  1° edição da Marcha aconteceu em 2015 e reuniu cerca de 100 mil mulheres nas ruas de Brasília. Na segunda edição do evento, há a expectativa de que 1 milhão de mulheres negras se façam presentes. Além disso, o grupo participou de uma reunião para discutir o documento que trata, dentre outros assuntos, a participação de mulheres no espaço de poder, e a criação do Comitê Impulsionador da Marcha no Piauí.

‘’O Ayabás tem esse grande papel de ser esse grupo que vai chamar as outras pessoas, que vai agregar as outras entidades, não só de Teresina,mas com outras entidades do Piauí. É viajar para outros lugares e dialogar com mulheres quilombolas, com mulheres de terreiro, com mulheres da periferia, com mulheres de outros municípios’’, afirmou Halda Regina, integrante da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e atual presidenta  do AYABÁS.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + seis =