EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A RESISTÊNCIA QUILOMBOLA

Insitituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS realiza atividade no Quilombo Brejo Grande, localizado no município de Regeneração/PI.

No último sábado, 09 de Novembro de 2024, o IMNPI AYABÁS, realizou mais uma Oficina do Projeto Enegrecendo Saberes para a Construção de uma Educação Antirracista, dessa vez na comunidade quilombola Brejo Grande. O momento contou com a presença de gerestores municipais, professores e técnicos da educação, e foi protagonizado pela participação das crinaças, jovens e adultos da comunidade, que acolheu de braços abertos os visitantes.

Quilombo Brejo Grande (Regeneração/PI). Foto: AYABÁS.

O momento contou com apresentação cultural do grupo de meninas , exposição de pinturas das crianças da comunidade. Além de roda de conversa sobre a importância dos quilombos e seus mecanismos de rsistência, sobre a identidade quilombola, em especial das crianças e das juventudes no território, por fim, a problematização do racismo e como uma educação antirracista é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Quilombo Brejo Grande (Regeneração/PI). Foto: AYABÁS.

A integrante do AYABÁS e coordenadora do projeto Halda Regina destcaou ” Isso é super importante para que os próprios alunos entendam a história da comunidade, a importância de uma comunidade e como uma estratégia de resistência do povo negro e como esses alunos podem estar discutindo toda a existência da comunidade como uma forma de superar a desigualdade e o racismo para a gente”, afirmou.    

Quilombo Brejo Grande (Regeneração/PI). Foto: AYABÁS.

O quilombo Brejo Brande é simbolo de resitência, mobilização, ancestralidade, força e alegria. O projeto Enegrecendo Saberes tem também como obejtivo proporcionar a valorização de espaços como os quilombos, históricamente atacados pelo racismo, por tanto, a oficina foi um momento rico de trocas de conhecimento, aprendizado mutúo e fortalecimento da identidade racial.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =