Feira preta 2º edição de 2023

No dia 21 de julho, aconteceu no Memorial Esperança Garcia, a segunda edição da Feira Preta em 2023.  Aberto ao publico, o encontro contou com musica, poesia, exibição de arte, artesanato e comidas típicas.

O evento organizado pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás, tem a proposta promover produtos e serviços de mulheres negras.  Essas mulheres negras são as protagonistas da feira, artesãs, empreendedoras locais consagram o espaço do Memorial Esperança Garcia, A coordenadora do Memorial, Antônia Aguiar, declara “ A realização dessa feira não só fortalece o trabalho dessas mulheres, como também, agrega valor ao Memorial”.

Durante o evento os feirantes puderam se organizar no longo corredor de produtos que levavam os visitantes até o pátio, onde aconteciam apresentações. Lara Ferreira, proprietária de uma das lojas participantes fala um pouco da experiência na feira:

“Digo por experiência que o retorno é sempre positivo, é um evento que proporciona uma ótima estrutura para as feirantes e ao público que é levado não somente pela feira em si, mas pelas atrações musicais e apresentações de grupo culturais também.  É um espaço para troca, crescimento, conhecimento e proporciona ver pessoalmente o trabalho de pessoas que você só acessa pela internet.”

Visitando os estandes se percebe que ao longo dos anos o publico de outras edições acabaram retornando nas mais recentes para divulgar seu trabalho. O ambiente agradável em local e horário acessível permite que jovens também venham expor seus trabalhos e participar do evento também,  Joana Victoria, nova no ramo de tecidos e acessórios expressa:

“Participei de duas feiras desse ano e minhas experiências foram muito boas, nas duas. As pessoas da organização e os próprios frequentadores me receberam muito bem, minhas vendas foram bem sucedidas também. Eu vejo a feira para além de um espaço de venda, mas nela nós conseguimos alcançar mais pessoas negras, compartilhar nosso trabalho para além de compra e venda. Tem sido muito rico, para mim, participar. A organização sempre foi muito coesa e ágil em questões estruturais, zero dor de cabeça.”

A Feira Preta é um dos eventos mais emblemáticos do Ayabás e um dos mais aguardados do Julho das Pretas, firmando assiduidade anual e retorno positivo dos frequentantes e empresárias locais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =