No sábado (15/03), o Comitê Impulsor da Marcha Nacional de Mullheres Negras 2025 do Piauí, promoveu o Encontro Estadual de Mulheres Negras, com o apoio de outros grupos e represetações, no Clube do Sinte-PI. O evento reuniu mulheres de diversos municípios do estado para discutir reparação e o bem viver, temas centrais da Marcha Nacional de Mulheres Negras deste ano.

Com o intuito de fortalecer e construir coletivamente as pautas que serão levadas a Brasília em novembro, o encontro contou com a participação de importantes organizações e lideranças, como o Movimento de Mulheres Cegas e de Baixa Visão, representado por Denise Santos, Mysslene Soares, que representou o Terreiro Quilombo Pai Zé Pretinho, Maria Noelma representando a Comunidade Quilombola Potes e Sônia Terra, representante da Rede de Mulheres Negras do Piauí.

Durante o evento, as participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre temas urgentes, compartilhar experiências e traçar estratégias para fortalecer a luta das mulheres negras, além de reforçar a importância de uma mobilização unificada em torno de questões que afetam diretamente as suas vidas.
Uma das palestrantes, Maria Noelma Coelho, destaca a mobilização como etapa da construção de uma transformação social coletiva. ‘’Ela me falou justamente sobre isso, que tudo estava sendo construído na coletividade, porque a gente se constrói na coletividade, seja nossa fé, seja nossa consciência. E quando um momento desse está chamando a gente para ir para uma marcha, uma marcha de 1 milhão de mulheres, imagina só, 1 milhão de mulheres pretas, que grande potência’’, afirmou.

A Marcha Nacional de Mulheres Negras acontece no dia 25 de novembro em Brasília, a expectativa é que 1 milhão de mulheres se unam à marcha para lutar por reparação e bem viver.